História da ACL

Surgiu a partir da necessidade de levar às pessoas um pouco de poesia, que encontramos dentro de poemas, das histórias chamadas de contos, dos causos, das reflexões contidas nas crônicas, uma vez que estamos vivendo momentos difíceis, com tanta violência na nossa sociedade nos tempos atuais.

Sendo assim,  eu, Marly de Souza Carrasco Almeida, e um grupo de amigos escritores Ana Camargo, Marco Antonio, Marcelo Kassab, Sergio Oliveira, Cristiane Cambria e Thais Matarazzo nos reunimos numa praça de alimentação do Shopping Metrô Tucuruvi, aos 2 de setembro de 2018, onde lhes apresentei o projeto, cuja aceitação foi unânime e, ao mesmo momento, começamos a pensar juntos nos próximos passos: elaboração do estatuto e regimento, para aprovação futura, e uma data para a eleição das diretorias.

Também definimos nossa missão e propósitos.

Como missão promovemos: “cultuar e divulgar o vernáculo da Língua Portuguesa e a Literatura em todos os níveis, nacional e internacional, promovendo a união, o reconhecimento e a divulgação dos poetas e escritores”.

Como objetivos, ensejamos: “apoiar toda a iniciativa que se identifique com seus fins de manter a autonomia em relação à qualquer outra entidade, órgão público ou particular; respeitar as convicções políticas, esportivas, partidárias e o sectarismo religioso; agir de forma não preconceituosa, jamais discriminando pessoas, raças ou credos”.

Muitas dificuldades enfrentamos, mas não desistimos.

Toda luta está acompanhada com o sabor da vitória.

Temos como Patrono Oficial da nossa academia o Príncipe dos Poetas Paulistanos Paulo Bomfim.

A oficialização da Academia Contemporânea de Letras deu-se no dia 23 de março de 2019, com a posse dos acadêmicos.

Em 25 de maio, do mesmo ano, novos membros tomaram posse.

Em tão pouco tempo, alcançamos uma dimensão inesperada e muitas portas se abriram.

Realizamos debates, entrevistas, saraus, diversos concursos literários, palestras, oficinas e  antologias, sendo que a primeira já foi lançada na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, em agosto de 2019. Nosso propósito é de realizarmos muito mais.

Venha conhecer a ACL e fique por dentro das novidades!

Presidente Marly de Souza Carrasco Almeida

Fale Conosco